Marca :: Salão do Humor Brasília

Oficinas

Oficina de Desenho Gráfico

Data: 24 e 27 de agosto 2018

Local: Shopping Conjunto Nacional

Ementa: O desenho de Humor Gráfico é uma linguagem da arte visual por meio de cartum, charge, caricatura e tiras de humor. A Oficina permitirá dar instrução para a expressão em traços, de fatos reais aliados à capacidade de percepção, análise e compreensão de situações do cotidiano. Sua aplicabilidade possibilita o desenvolvimento de capacidades artísticas. Promove o desenvolvimento da leitura crítica, levando à construção do conhecimento, da reflexão e posicionamento sobre o que acontece na sociedade.

Objetivo Geral:Produzir desenhos de humor gráfico utilizando variadas técnicas e materiais

Objetivo Específicos:

• Desenvolver a criatividade;

• Ajudar na análise e compreensão de fatos reais;

• Desenvolver leitura crítica do mundo;

• Estimular a transformação de situações ou problemas do cotidiano em um desenho utilizar os traços e formas aplicando diálogos engraçados e/ou sarcásticos.

Público:Visitantes da exposição de desenhos de humor gráfico, artistas plásticos, designers gráficos, pessoas e estudantes que gostem de desenhar, estudantes com Altas Habilidades/Superdotação via escolas e APAHS/DF - Associação de Pais, Professores e Amigos dos Alunos com Altas Habilidades/Superdotação do Distrito Federal; grafiteiros; pessoas com deficiência e comunidade, via Conselhos Tutelares e Conselhos dos Direitos.

Nº de Turmas/Alunos: 04 turmas de 15 alunos cada

Cronograma:04 oficinas de desenho de humor gráfico (2h/a cada), nos dias 24 e 27/agosto, das 10h às 12h e das 15h às 17h

Avaliação: Os participantes serão avaliados conforme produção final de desenhos de humor gráfico utilizando variadas técnicas e materiais
A oficina de desenho de humor gráfico será avaliada pelos alunos por meio de aferição qualitativa (conceito) e quantitativa (nota)

Certificação:- Certificados de participação em 100% da oficina (2h/a cada)

Conteúdo:

• Noções sobre charge, cartum, caricatura e tira de humor;

• Desenho aliado à capacidade de percepção de situações do cotidiano, expressadas em poucos traços;

• Instrução para a expressão em poucos traços, de fatos reais aliados à capacidade de percepção, análise e compreensão de situações do cotidiano

Material:

• 01 resma de Papel Sulfite 75g Alcalino 210x297 A4 Chamex Office Ipaper PT 500 FL

• 01 Cavalete flip-chart c/quadro branco e bandeja Stalo CX 1 UM

• 02 Bloco flip chart 75gr 64x88cm (c/50 fls) 94988 Spiral PT 1 UN

• 10 caixas de Lápis de Cor 48 cores sextavado 120148G Faber Castell CX 1 UN

• 15 apontadores simples vivo sortidos 006303 Maped BT 3 UM

• 1 caixa de lápis preto n.6 redondo HT Happy-time CX 144 UN

Duração:

24 e 27 agosto/2018

2h/a cada

Horário:

Manhã - 10h às 12h

Tarde - 15 às 17h

Metodologia:A oficina será desenvolvida de forma a estimular que o participante busque e construa o seu conhecimento.

Inicialmente receberá orientações básicas para utilização da ferramenta do desenho de humor gráfico, por meio de exposição oral, seguida de demonstração prática pelo oficineiro. Serão realizadas atividades práticas pelos inscritos participantes.

Os participantes analisarão os trabalhos dos cartunistas exposto na mostra. Na sequência construirão os cartuns, charges, caricaturas ou tiras de humor com personagens, animais, objetos etc

Conhecerão as técnicas e os truques para transformar a face de qualquer pessoa em um desenho cômico caricato, com muito deboche, alterando totalmente a expressão natural para o estilo da Caricatura.